Como Fazer um Currículo? O Que Pode ou Não Colocar!

O currículo é uma ferramenta que todo mundo precisa, ele funciona como uma peça chave para abrir as portas de emprego. É por meio dele que muita gente consegue entrar no mercado de trabalho.

Para quem está iniciando sua jornada em busca de uma oportunidade no mercado, precisa saber elaborar um bom currículo para poder sair na frente dos concorrentes. Mas nem todo mundo sabe estruturar um currículo e acaba perdendo muitas oportunidades de emprego.


Neste post vamos ensinar de como fazer um currículo, por isso fique atento para fazer conforme o tutorial.

Como Fazer Um Currículo Passo a Passo

Como Fazer Um Currículo

Para elaborar um currículo é preciso saber organizar e valorizar as informações que irão conter nele. Veja o passo de como fazê-lo:

Passo 1- Dados pessoais: Essa é uma das partes que precisam estar em destaque no currículo, crie um cabeçalho e coloque estas informações. Você deve começar com seu nome, endereço, telefone com DDD e e-mail. Estas são as informações básicas que precisam ter no currículo. Muita gente coloca RG, CPF, data de nascimento, estado civil, ou outros documentos pessoais, mas não é necessário, a não ser que a empresa solicite.

Passo 2- Perfil Profissional: Nesta etapa, você vai resumir em 5 ou 6 linhas sobre sua formação acadêmica, suas experiências e seu objetivo profissional, como por exemplo: “ Analista de Sistemas, com experiência de 4 anos na área de produção de Softwares, procuro oportunidades na área de desenvolvimento de Sistemas etc…”

Passo 3- Escolaridade: Aqui você especificar seu grau de escolaridade. Caso tenha o 2º grau completo, coloque o ano de conclusão e o nome da escola que cursou. Se tiver ensino superior, foque somente na graduação. Especifique o nome do curso e a instituição que cursou ou está cursando.  É importante deixar claro no currículo se já possui a graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado concluídos, caso ainda esteja cursando, coloque o período de previsão para conclusão.

Passo 4 – Experiência profissional: Você deverá listar suas experiências anteriores. Você deve informar a empresa que já trabalhou, os cargos e o período de entrada e saída da empresa. Informe os 3 últimos empregos, por exemplo, comece sempre pelo último. Evite colocar cargos que nada tem a ver com a vaga que você pretende concorrer, por exemplo, se tiver concorrendo a uma vaga de “Analista de Sistemas”, não é necessário dizer que você já trabalhou como “Cozinheiro”, uma profissão nada tem a ver com a outra, logo não é relevante colocá-la no currículo.

Passo 5 – Formação complementar: Aqui você vai colocar cursos de menores duração, mas que complementam sua formação acadêmica e sua experiência profissional. Você pode mencionar nesta etapa os idiomas que fala e qual o nível de proficiência, se é avançado ou básico.

Passo 6- Conhecimentos Complementares: Aqui será necessário descrever sobre os conhecimentos que possui e que possam complementar seu perfil profissional. Diga que possui conhecimentos em informática, que já fez um intercâmbio cultural, que possui conhecimentos em determinados idiomas etc.

Parte visual do currículo

Como Fazer Um Currículo

Além dos passos anteriores, siga estas recomendações para ajudar na parte visual do seu currículo:

  • Faça no máximo 2 páginas de currículo. Um currículo muito extenso pode confundir o recrutador na hora da seleção.
  • Antes de enviar seu currículo, faça uma revisão para identificar possíveis erros de português.
  • Não passe a imagem de uma pessoa prepotente, não utilize frases como: “Sou sensacional no que faço”, “ sou muito dinâmico” etc., deixe para mostrar sua aptidão no momento da entrevista.
  • Organize a estrutura visual do seu currículo, quanto mais organizada melhor. Utilize os títulos em negrito ou caixa alta;

Confira o vídeo abaixo de como fazer um currículo 2017:

Modelo de Currículo Pronto para Baixar

Caso queira, para facilitar o seu trabalho, abaixo deixamos alguns modelos de currículos prontos para baixar, editar e imprimir, veja:

Lembre-se:

Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.

Provérbio popular

Pronto! Seguindo estes passos você conseguirá fazer um currículo excelente!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.