Objetivo Para Currículo: O Que Colocar?

O objetivo profissional, é de suma importância para definir o caminho que você quer trilhar dentro de uma empresa.  Ele é composto no máximo por 2 linhas e deve focar no cargo que você pretende preencher.

Não importa se o candidato já possui ou não experiência, o objetivo sempre vai contar pontos na hora da seleção, isto porque no processo de seleção de currículos, a primeira coisa que o recrutador irá verificar é o cargo pretendido pelo candidato, sendo assim, muito cuidado com que você vai colocar nesta área do seu currículo.


Apesar de ser algo que parece fácil de definir, muita gente não sabe o que colocar, então vamos dar algumas dicas do que você deve colocar neste tópico.

Objetivo Para Currículo

Como colocar um bom objetivo profissional?

Primeiramente, pense da seguinte forma: Qual o cargo que você realmente está interessado dentro da empresa?  Este cargo vai preencher suas expectativas? Você está apto a exercê-lo? São perguntas que você precisa ter a resposta para então pensar qual o melhor objetivo para colocar no seu currículo.

Segundo, você precisa saber criar este objetivo de forma coerente para não deixar o recrutador em dúvida sobre qual área você está concorrendo.

1 – Especifique o cargo pretendido

Saber o que o candidato realmente quer é algo que as empresas valorizam num candidato. Por isto, tenha um foco certo e coloque qual cargo você pretende preencher dentro da empresa.

2 – Seja direto e objetivo

Vá direto ao ponto, sem enrolação. Se você sabe o que realmente quer, não precisa ficar dando voltas para descrever o Objetivo, use frases diretas e sem muitos detalhes, este tópico precisar ser bem simples e direto.

3 – Um objetivo diferente para cada empresa

Se você envia muitos currículos, é preciso ficar atento para não enviar o mesmo objetivo para empresas diferentes. Toda vez que for enviar o seu currículo, revise o objetivo e modifique conforme a vaga que pretende preencher, mesmo se for uma vaga semelhante às anteriores, é preciso fazer modificações para ficar condizente com a vaga pretendida.

Objetivo Para Currículo

4 – Modifique o currículo ao modificar o objetivo

Há pessoas que têm objetivos profissionais diferentes, neste caso o melhor é modificar todo o currículo, pois de nada adiantará modificar apenas o tópico objetivo profissional, se as informações do seu currículo não estarão relacionadas com a área de seu interesse, é importante que você relacione suas habilidades e experiência profissional com a área do seu objetivo.

5 – O que não devo colocar no objetivo?

Por exemplo, existem pessoas que colocam seu objetivo assim: “ Qualquer área que envolva o setor administrativo”, mas o candidato esquece que existem muitas áreas que envolvem o setor administrativo.

Existem as pessoas que trabalham no RH, na Logística, na Contabilidade etc., o recrutador não vai conseguir identificar o cargo pretendido e certamente irá descartar este currículo.

Outro erro do candidato é colocar : “ A critério da empresa”. Este é um erro comum que acontece com muita gente que não sabe o que colocar no Objetivo Profissional, um erro desses pode custar uma vaga de emprego para o candidato.

Ao colocar desta forma no objetivo profissional, o candidato demonstra que não sabe o que quer, dificultando para o recrutador em identificar qual o cargo que o candidato poderá se encaixar dentro da empresa, ou seja, não adianta nada o candidato ter um excelente currículo, mas não saber especificar qual o cargo pretendido dentro da empresa.

Veja algumas frases que devem ser evitadas

“Contribuir para o crescimento da empresa”
“Quero melhorar meus conhecimentos”
“Posso atuar em qualquer setor que a empresa desejar”
“Busco crescimento pessoal”
“Colaborar com meus colegas de trabalho”
“Executar minhas funções com responsabilidade”.

Objetivo Para Currículo

Exemplos corretos de objetivos para currículo

Cargo Definido:

  • Desejo atuar como Enfermeira;
  • Almejo trabalhar como Consultor de Negócios;
  • Quero atuar como Analista de Marketing.

Cargo Indefinido:

  • Desejo trabalhar no departamento de Recursos Humanos;
  • Quero atuar na área Comercial e de Vendas;
  • Desejo atuar no setor Comercial.

Primeiro Trabalho:

  • Estou procurando meu primeiro emprego. Busco uma oportunidade no setor de Vendas;
  • Procuro oportunidade de trabalho e minha primeira experiência profissional no setor de Atendimento ao Cliente.

Lembre-se:

Se você pensar coisas positivas… o positivo vai acontecer! Você é que sabe!

Um Comentário

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.