Como Fazer um Currículo para Estágio – Passo a passo

Fazer um estágio durante um curso é uma grande oportunidade para se lançar no mercado de trabalho. No entanto, é comum muita gente cometer alguns erros e acabar dificultando suas chances para aquela tão sonhada vaga em uma grande empresa.  

Isto ocorre, principalmente, porque a maioria das pessoas ainda são inexperientes e pouco sabem da importância de fazer um bom currículo para estágio, ou não sabem diferenciar entre um currículo para estágio, e um para concorrer a uma vaga de emprego comum.


Acredite, saber essas diferenças, é crucial para que você consiga se destacar dos demais candidatos ao estágio, sem precisar mentir.

Se você ainda não entendeu como fazer um currículo para estágio continue lendo este post, pois selecionamos dicas incríveis e um tutorial passo a passo.

Como Fazer Um Currículo para Estágio

O que um currículo para estágio deve ter?

Uma dica muito importante, é sobre atitude que você deve ter antes de fazer um currículo para estágio: Se informar bastante sobre as exigências que empresa propõe para a vaga.

Fazendo isto, você irá se prevenir contra futuros arrependimentos e dificuldades em desenvolver o que é exigido na determinada área. Lembre-se que o estágio é um período preparatório para futuramente exercer bem a sua profissão.

Se você estiver em uma função apenas por dinheiro, sem acréscimos ao seu conhecimento, acabará não alcançando seus objetivos de se tornar um bom profissional e tão pouco se destacar na empresa.

Outra super dica é conhecer um pouco da empresa que deseja estagiar, isto mostra interesse em entender qual a identidade do lugar, bem como ela funciona. Para isto, você pode fazer um currículo personalizado para cada empresa.

Não deixe de colocar também, as suas experiências (se tiver), suas participações em projetos, cursos de qualificação, cursos complementares, idiomas, formação acadêmica e fazer um resumo das suas qualificações.

Por fim, a última dica e também a mais importante: Sempre seja verdadeiro com as suas informações, pois uma mentira pode ser facilmente descoberta e você correrá o risco de perder   a sua tão sonhada vaga.

Como fazer o seu currículo para estágio: passo a passo

Como Fazer Um Currículo para Estágio

1ª etapa – Envie seu currículo com seus dados pessoais como, por exemplo, seu nome completo, endereço rua cidade estado, idade, telefone, e-mail e estado civil.

Cuidado para não colocar informações desnecessárias como perfil do Facebook, Informações de documentos pessoais como RG, título de eleitor, CPF (a não ser que seja pedido pela empresa), nome do pai ou da mãe etc. Lembre-se, estas informações pessoais são informações básicas e são úteis apenas para uma identificação padrão.

2º etapa – O objetivo: deve ser claro e breve. Geralmente, apenas colocamos a vaga que estamos interessados (no caso ponha estágio) e qual a área. Ex: “Estágio na área de Administração”.

3ª etapa – Resumo de qualificações: Essa etapa é muito importante e geralmente, é a que mais interessa para o recrutador por isso, preste atenção no que irá escolher como qualificação. Como já mencionado antes, procure entender quais as exigências da empresa na qual se pretende estagiar e personalize esse resumo com as suas habilidades que mais correspondem com tais exigências.

4ª etapa –  Formação acadêmica: nesta etapa coloque apenas o seu último nível de escolaridade, nome da instituição em que você estuda, o curso, o turno e em que semestre você está e irá concluir.

5ª etapa – Cursos extracurriculares: cursos que você fez ou está fazendo para obter mais qualificação. Lembre-se também de colocar cursos próximo do que a empresa deseja.

etapa Muita gente mente sobre seu conhecimento com outros idiomas, e isso é muito arriscado, pois você pode ser testado. Mas se você realmente tiver conhecimento em algum idioma não se esqueça de mencionar seu nível de conhecimento: Intermediário, avançado ou fluente.

7ª etapa – Outras informações: Se você tiver conhecimento em informática, projetos sociais etc. utilize a seu favor nesta etapa.

Como Fazer Um Currículo para Estágio

Modelo de currículo para estagio para baixar

Se você ainda ficou na dúvida de como fazer um currículo para estágio, baixe o modelinho abaixo, é só editar e imprimir:

Lembre-se:

Confie, pois é com as suas quedas que se aprende a levantar.

Ellen Faccio Grando

Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo! Compartilhe se gostou!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.