Modelo de Currículo para Primeiro Emprego – Exemplos grátis

A expectativa da chegada do primeiro emprego é uma realidade na vida dos estudantes e recém-formados, mas além disto, a grande dúvida é sobre como fazer um bom currículo para concorrer a uma vaga se ele ainda não possui nenhuma experiência.

Uma das etapas mais confusas na hora de preparar um modelo de currículo para o primeiro emprego é saber como fazê-lo.


É nestas horas que vem a dúvida. Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego se as empresas exigem experiência comprovada?

É por isso que preparamos algumas dicas do que deve ter no seu currículo para você não errar na hora de estruturá-lo, afinal, saber elaborar um bom currículo é a parte fundamental para se destacar dos demais candidatos.

É verdade que um currículo para o primeiro emprego não é uma tarefa simples de fazer, já que como o candidato ainda não possui nenhuma experiência, o currículo acaba ficando sem muito conteúdo.

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

Para resolver este tipo de problema é preciso saber de alguns detalhes que podem significar muito na hora de fazer seu currículo.

O que um currículo para o primeiro emprego precisa ter?

Basicamente, o currículo precisa ter os seguintes campos:

1 – Dados pessoais
Faça uma apresentação com nome completo, idade, endereço, cidade, região, telefone e-mail. Estas informações já são suficientes para identificar o candidato, mas precisam estar atualizadas para não ter problemas na hora do recrutador entrar em contato com o candidato.

2 – Objetivo
Escreva seu objetivo dentro da empresa, qual área você pretende atuar, qual função que exercer como funcionário, coloque apenas um objetivo específico. Seja breve, este tópico precisa ser bem simples, use no máximo duas linhas para resumir este tópico.

3 – Síntese de qualificações
Neste tópico coloque informações que chamem a atenção do recrutador. Coloque suas habilidades, seus conhecimentos, suas experiências anteriores relacionadas ao cargo que está concorrendo.

4 – Formação acadêmica
Nesta área você coloca seu grau de escolaridade. Se seu grau de escolaridade for Nível Médio, então coloque, se for Nível Superior coloque qual a graduação que você tem, a instituição que cursou ou está cursando e a previsão de término do curso, a mesma coisa ocorre para profissionais com MBA, mestrado ou doutorado.

5 – Experiência profissional
Neste tópico o candidato irá colocar sua experiência profissional, que serão eventuais trabalhos que já realizou no centro acadêmico da sua faculdade, estágios, trabalhos em empresas junior, acrescentados das funções e responsabilidades que tinha na empresa.

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

6 – Cursos complementares
Coloque aqui os cursos extracurriculares, cursos de curta duração junto com o nome da instituição e o tempo que durou, assim como a carga horária de duração do curso.

7 – Idiomas
Forneça seu conhecimento em determinado idioma, sendo sempre honesto com as informações que colocar. Indique seu nível de conhecimento sobre o idioma que colocar como: intermediário, avançado ou fluente.

8 – Informática
Informe neste tópico, o nível de informática que você possui, por exemplo, básico ou avançado. Informe seu conhecimento especificando os programas que tem mais habilidades.

9 – Outras informações
Informe experiências anteriores que complementem a área que está concorrendo, como: trabalhos voluntários, uma viagem ao exterior para aprender algo específico dentro da área pretendida.

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego

O que não colocar em um currículo?

  • Número de documentos
  • Título “currículo vitae” ou “currículo”
  • Nome de pais, marido ou esposa e filhos
  • Referências pessoais (Contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não devem ser indicados)
  • Motivo de saída de empregos anteriores
  • Pretensão salarial
  • Cartas de referência
  • Certificados de cursos realizados
  • Data e assinatura
  • Conta de redes sociais como: Facebook etc.

Modelo de Currículo para Primeiro Emprego para Baixar Grátis

Deixamos abaixo alguns modelos de currículo pronto para baixar, editar e imprimir, basta escolher o modelo e formato, confira:

Lembre-se:

Onde existe a boa vontade as dificuldades se tornam amenas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.